Apple investe em podcast de notícias pra disputar audiência

Compartilhe

A Apple anunciou que começará a produzir seu podcast diário de notícias, o Apple News Today. O podcast americano terá edições de segunda a sexta de manhã e estará disponível no aplicativo de podcasts da empresa. A ideia é fazer um resumo das notícias do dia em menos de 10 minutos.

O movimento era aguardado. Nos Estados Unidos a Apple ainda é o player dominante em podcasts, mas o Spotify tem competido por uma parcela maior do consumo de podcast, comprando produtos exclusivos e expandindo-se internacionalmente. O Apple News Today concorrerá com as experiências de áudio de editoras conceituadas como NPR e The New York Times, cujo popular podcast “The Daily” atingiu recentemente um bilhão de downloads.

Como o último gráfico Podtrac mostrou , a categoria de notícias é extremamente popular, com The Daily, NPR News Now e Up First aparecendo como os três principais shows em junho. Essa popularidade se traduziu em receita para o gênero, de acordo com o último relatório do IAB nos Estados Unidos.

Segundo o IAB, a categoria de notícias possui 22% da receita de publicidade. Comédia aparece em segundo lugar, com 17%, seguido por Sociedade & Cultura, com 13%.

Com a pandemia do COVID-19 e as eleições presidenciais americanas daqui a alguns meses, os noticiários se tornam cada dia mais atraentes para os ouvintes de podcast.