Entenda os 3 principais formatos de podcast

Compartilhe

Uma das primeiras questões com as quais você vai se deparar na hora de pensar a produção do seu podcast é a escolha do formato. Essa decisão vai pautar todas as escolhas de roteiro que virão na sequência, então analise-a com muita atenção.

Tenha em mente que há duas grandes categorias: conversa entre pessoas ou narrativas (reais ou ficcionais). Entenda mais sobre cada uma das categorias e qual é mais adequada aos seus objetivos:

Mesa-redonda ou bate-papo

Essa modalidade é a mais praticada por aqui porque combina bem com o estilo descontraído do brasileiro. Na mesa-redonda, duas ou mais pessoas conversam sobre determinado tema e não há um âncora principal. Todos os participantes têm a mesma importância. Muitas vezes, esse tipo de podcast dispensa um roteiro mais elaborado, o que barateia o custo de produção. Por outro lado, se a conversa não for bem realizada o resultado pode ser confuso para o ouvinte, já que nem sempre as informações estão facilmente organizadas. 

Entrevista

No podcast de entrevista é muito importante escolher bem os convidados. São eles que vão dar relevância ao programa. Escolha sempre pessoas que são referência no tema abordado e que concordem em compartilhar experiências e aprendizados com a sua audiência. O host (anfitrião) do programa não precisa ser um jornalista famoso ou uma celebridade, mas é fundamental que tenha domínio e afinidade com o tema central do podcast. 

Podcast narrativo

A história é o ponto central do podcast narrativo. Os episódios incluem grande quantidade de entrevistas e cenas sonoras captadas antecipadamente. Depois, tudo isso é “costurado” para transportar o ouvinte para dentro da história. Sim, dá bastante trabalho e é inteiramente roteirizado – mas o resultado compensa