Só dá pra gravar podcast de forma remota. E agora?

Compartilhe

As produtoras de podcasts sonham todos os dias com o mais puro e cristalino dos sons. O mundo ideal é gravar num estúdio ou ambiente super controlado, sem o barulho do mundo pra atrapalhar a produção. Bem, no momento não dá e a maior parte dos clientes têm optado pelas gravações online.

A pandemia acelerou o desenvolvimento das plataformas usadas para gravar podcast. Aqui na soupods a gente usa o Zencastr, que tem uma captação local, ou seja, diretamente no computador do entrevistado. Isso evita as oscilações de conexão e perda de qualidade na transmissão do áudio.

Mas é possível dar uma empurrãozinho a mais na qualidade. Seguem então alguns cuidados pra você ter um som digno quando estiver online:

escolha o ambiente certo: quartos e escritórios são os locais mais adequados já que normalmente tem tapetes, armários, livros, colchas, enfim, elementos que absorvem o som e evitam aquele eco horrível. Sala ampla, banheiro ou cozinha devem ser esquecidos,ok?

use um microfone: todo mundo tem aquele fone de ouvido de celular , que vem com um microfone embutido. Mas se o projeto é de fôlego, vale muito a pena investir num microfone USB. A gente recomenda o ATR 2100X, da áudio-technica. Ele tem ótima qualidade e é plug and play.

desabilite os alertas do computador: antes de começar a gravar, feche o Whatsapp Web, e-mails e demais programas que podem emitir notificações.

Verifique a sua conexão: isso é básico, mas não custa checar se a sua internet está num bom dia. Você pode checar isso clicando aqui.

A qualidade da captação é meio caminho andado para criar um produto de qualidade, que realmente envolva o ouvinte. A gente só tem o áudio como recurso, então é inteligente retirar o melhor dele.