4 vantagens do podcast na comunicação interna

O podcast aproxima a empresa dos colaboradores

Compartilhe

A comunicação interna é um desafio diário nas empresas. Afinal, a mensagem institucional concorre com uma avalanche de outros conteúdos que chegam por vários meios a todo instante. Você já parou pra pensar quantas mensagens de Whatsapp – só pra ficar em um exemplo – uma pessoa recebe por dia? Então, como fazer para melhorar os índices de retenção? Destacamos abaixo quatro bons motivos para que você considere o podcast como um dos seus aliados nessa batalha.

#1. Mensagens sem ruídos

Na leitura de um texto há sempre uma variável causada pela interpretação. O e-mail pode gerar mal-entendidos, esforço desperdiçado e paralisia entre as mensagens. Há um alto custo de manter uma cultura excessivamente dependente do e-mail. Se o tom, a intenção, o significado, a personalidade e a empatia são aspectos importantes de uma comunicação, considere utilizar o áudio para alcançar o seu público-alvo.

#2. Plataforma mais casual e confortável

As pessoas se intimidam diante de câmeras. Em geral, quando os líderes gravam uma mensagem somente em áudio conseguem se expressar melhor, livres da insegurança que surge com o vídeo. O especialista em comunicação Nick Morgan definiu bem: “a diferença entre fazer uma gravação de áudio e uma gravação de vídeo é como tomar uma cerveja com um amigo versus ter um primeiro encontro”.

#3. Criação de conexão entre líderes e funcionários

Muitos líderes corporativos cultivam a conexão com seus funcionários, mas nem sempre é assim. Alguns preferem se comunicar somente através de e-mails e memorandos, perdendo a personalidade e simpatia. Se seu líder parece fora de alcance, o podcast pode ser uma ótima opção para ajudá-lo a formar laços duradouros com sua força de trabalho. O áudio permite que personalidade, paixão e compreensão surjam, criando vínculos que são fundamentais para a empresa.

#4. Alcance dos millennials

Uma coisa que sabemos sobre os millennials é que eles adoram realizar várias tarefas ao mesmo tempo. É muito natural para eles desde que começaram a andar. Outras plataformas, como e-mail e vídeo, não funcionam bem porque exigem que o público pare o que está fazendo e redirecione sua atenção. Enquanto isso, o áudio permite que uma pessoa ouça tranquilamente enquanto realiza outras atividades. O áudio ainda fornece um fator de entretenimento, evitando que o consumo pareça uma tarefa árdua.

Saiba mais sobre podcast corporativo aqui https://soupods.com/blog/podcast-corporativo-voce-ainda-vai-ter-um/

Bitnami