Vídeocast pra quê mesmo?
O mundo do podcast, de repente, foi inundado pela onda do vídeo. No entanto, uma análise prévia pode ajudar a decidir melhor antes de simplesmente se jogar ao mar.
Um ponto fundamental para o sucesso de um podcast é a íntima conexão que o ouvinte estabelece com um programa e seu apresentador. Então, avalie se o host e seus convidados se manteriam autênticos e confortáveis diante das câmeras. E mais, pense no que o vídeo acrescentaria na produção do seu conteúdo. A imagem realmente faria diferença?
Uma das coisas que torna os podcasts tão poderosos é a possibilidade de as pessoas saírem da tela enquanto escutam o áudio. Muita gente ouve podcasts no carro, no ônibus, fazendo a caminhada matinal ou limpando a casa. Então, se o seu podcast sugere que o público veja os episódios, você pode acabar gastando tempo e dinheiro apenas para reduzir as chances de retenção.
Em geral, sabemos que muitas pessoas estão consumindo podcasts no YouTube. Lembre-se de que você também pode publicar episódios completos de áudio nessa plataforma sem ter que onerar os custos com a produção de vídeos. Ter seu podcast no YouTube aumentará a capacidade de descoberta do conteúdo – já que a plataforma é uma fonte inacreditável de plays – e ao mesmo tempo os ouvintes poderão minimizar a tela enquanto executam outras atividades.
E os vídeos curtos?
Os vídeos curtos podem ser uma boa ideia para compor a estratégia de divulgação. Por exemplo, se o objetivo é associar sua marca a um apresentador superstar (ou transformar seu CEO em uma superstar), ele pode gravar um vídeo falando para a câmera – do celular mesmo – ressaltando as atrações do episódio. O passo seguinte é usar as redes sociais para que as pessoas queiram saber mais e ouçam o podcast. Esse tipo de conteúdo curto parecerá nativo do TikTok ou do Reels. Outra boa alternativa é produzir um clipe chamado audiogram (veja abaixo). São trechos legendados de áudio, acompanhados de uma bela ilustração. Pode ter certeza, caem como uma luva nas mídias sociais.