Podcast traz a autencidade que as midias sociais não entregam
Na era das notícias falsas e da realidade encenada, as pessoas querem algo real. É essa autenticidade que os podcasts entregam.
23x mais autêntico e confiável do que as mídias sociais
A rede de podcasts americana SiriusXM realizou uma pesquisa com seus ouvintes e obteve o seguinte resultado: os podcasts são 23 vezes mais confiáveis e autênticos do que as mídias sociais.
Mais da metade da Geração Z (55%) acredita que esse meio não é muito ou nada confiável. Por outro lado, os podcasts oferecem um ambiente confiável e autêntico para mensagens de marca, com dois em cada três ouvintes entre 18 e 34 anos afirmando que consideram os apresentadores de podcast as figuras de mídia mais autênticas.
13,5x melhor para a saúde mental e bem-estar
Ouvintes de podcast dizem que o meio é 13,5 vezes melhor para sua saúde mental e bem-estar do que as mídias sociais. Quando a vida e o mundo em geral ficam difíceis, faz sentido que as pessoas recorram aos seus podcasts prediletos para aprender algo ou simplesmente se entreter. É por isso que a pandemia ajudou a impulsionar um aumento de 31% na audiência desde 2019, com destaque para a categoria de saúde e bem-estar.
Em 2019, um estudo descobriu que 68% da Geração Z afirmava que as mídias sociais às vezes ou frequentemente os faziam sentir-se ansiosos, tristes ou deprimidos. Em contraste, em 2023, o Gen Z Podcast Listener Report da SiriusXM descobriu que mais de 80% dos ouvintes da Geração Z recorriam aos podcasts para relaxar. E cerca de dois em cada três desses jovens ouvintes de podcast afirmam que apertam play para “escapar”.
Os podcasts oferecem ao público uma escapada, dando aos anunciantes a oportunidade de transmitir mensagens de conforto e apoio.
7,2x mais um bom lugar para passar o tempo
Na sociedade agitada em que vivemos, buscar entretenimento pode parecer uma indulgência ou um prazer culpado. Então, é significativo que os ouvintes, segundo a SiriusXM, sejam 7,2 vezes mais propensos a dizer que os podcasts são um bom lugar para passar o tempo do que as mídias sociais. Além disso, 90% dos ouvintes sintonizam para se divertir, mas os fãs de podcast ouvem por vários outros motivos.
- 70% dos ouvintes dizem que os podcasts “me educam”
- 64% dizem que “me ajudam a passar o tempo”
- 54% dizem que os podcasts “ajudam a me manter atualizado”
- 51% dos ouvintes de podcast dizem que o meio “oferece perspectivas e opiniões diversas”
Parte da razão pela qual os podcasts proporcionam prazer sem culpa é que eles permitem que o público seja produtivo enquanto se diverte. Os ouvintes podem acompanhar seus programas favoritos sem o desgaste de produtividade causado pela mídia visual. Eles podem dirigir, trabalhar, se exercitar, cozinhar, limpar, praticar hobbies e muito mais enquanto aproveitam o conteúdo.
Os ouvintes também acham que os podcasts melhoram o humor 5,9 vezes mais do que as mídias sociais, então eles se sentem bem enquanto ouvem. Para os anunciantes, isso representa uma oportunidade, já que os podcasts conectam marcas com os consumidores quando estão envolvidos em uma atividade que os deixa felizes.
Fontes
- Estudo de usuário do Podcast Podsurvey (N=2.642), Q2 2023
- SXM Media Culture Trends Soundboard, outubro de 2022
- SXM Media, Edison Research, Estudo de áudio personalizado, Q1 2023
- O Mostrador Infinito, Edison Research, 2023
- Estudo de usuário do Podcast Podsurvey, Q2 2023
- Origem: Hill Holiday, “Conheça a Geração Z: a Geração Social”, relatório 2019
- Relatório do Ouvinte do Podcast da Geração Z, SXM Media e Edison Research, segundo trimestre de 2023
- Métricas internas dos logs de usuários do podcast, segundo trimestre de 2023
- Edison Research, O Mostrador Infinito, 2023