Use podcast para treinar colaboradores
Já sabemos que o mercado de podcasts está em ascensão, assim como a variedade de formatos que eles podem assumir. Uma opção que desponta entre as empresas é o treinamento de colaboradores, que tem sido modernizado para acompanhar os hábitos do público-alvo e assim, ser mais bem aceito por ele.
A Nespresso tem uma plataforma digital de treinamento para falar com os varejistas que comercializam seus produtos. Entre as mídias escolhidas está o podcast. Segundo a empresa, o podcast foi escolhido pela sua facilidade em passar informações padronizadas, de maneira dinâmica, com a mesma qualidade para todos e em uma linguagem de fácil absorção, ao alcance dos ouvidos. O formato permite que o conteúdo seja consumido quando e onde os vendedores desejarem, até mesmo em deslocamento, e sem a necessidade de olhar para uma tela. O Brasil foi o primeiro país, entre os 54 onde a marca está presente, a receber a plataforma, que tem potencial para chegar a mais de cinco mil vendedores.
Esta tendência não é de hoje. Em 2019, durante o painel “Desafio do Podcast Corporativo”, realizado na décima segunda edição da Campus Party, a representante da Roche Farmacêutica, Elaine Monfre, afirmou que a empresa já estava utilizando o podcast como meio para treinamento de colaboradores. Segundo ela, a ideia nasceu ao notar que um representante comercial estava gravando em áudio o conteúdo apresentado em um treinamento presencial. Ele explicou que costumava fazer isso para poder escutar novamente em outro momento. Elaine resolveu então oferecer o conteúdo neste formato para facilitar a vida dos vendedores que estão em constante deslocamento.